quinta-feira, 4 de agosto de 2011


RESPOSTA DO PRESIDENTE DA ACLA - PEDRO SIMÕES- À CARTA DE DENISE PEREIRA GASPAR, PARA LÚCIA HELENA.

LIVRO DE DENISE PEREIRA GASPAR (1995), EM HOMENAGEM AO SEU GENITOR: RUY ANTUNES PEREIRA
DENISE PEREIRA GASPAR
PEDRO SIMÕES NETO

PEDRO SIMÕES NETO, PRESIDENTE DA ACLA, MANDA-ME SUA RESENHA SOBRE A CARTA DE DENISE PEREIRA GASPAR PARA LÚCIA HELENA PEREIRA.

"Denise Pereira Gaspar é uma criatura cearamirinense de muita tradição e sensibilidade. Para que se tenha idéia do seu DNA, sua família está presente na história da nossa cidade desde as atividades políticas e econômicas até (e para mim principalmente) nas letras. Quatro dos patronos da nossa Academia Cearamirinense de Letras e Artes (ACLA) - Maria Madalena Antunes Pereira, Nilo Pereira, Juvenal Antunes e Etelvina Antunes - são seus parentes. E ela é uma pessoa sensível, muito bem informada e talentosa. Conheci alguns dos seus escritos e identifiquei neles a presença da escritora sóbria, que não desperdiça as palavras mas as têm em suficiência, capazes de compor textos sem redundâncias, bem postos e de uma clareza jornalística. Pois bem, vale transcrever a carta que encaminhou à nossa confra
de Lúcia Helena, sua prima, para que a conheçam literariamente.

Pedro Simões Neto"

******************************************************************************

CARTA DE DENISE PARA LÚCIA HELENA

"Querida prima e amiga, Lúcia Helena.

Nessa data tão importante, para nós cearamirinenses, pela criação da Academia de Letras e Artes em nossa terra, estarei privada de participar dessa alegria, por me encontrar no Rio de Janeiro, em tratamento de saúde, com consulta já aprazada. Porém, tenha a certeza que aí estarei, em espírito e coração, nesse momento único e sublime, em que você, por justiça, irá ocupar a cadeira 04, cuja patrona é a nossa avó paterna, Maria Madalena Antunes Pereira - "ela que através do seu espírito, amor, caridade e inteligência, como uma lâmpada acesa, era capaz de iluminar o mais obscuro dos nossos sentimentos". Com certeza, estará lá no céu, vislumbrando o seu verde vale, o mundo encantado do seu filho, Ruy Antunes Pereira, feliz por ter legado a você, toda a herança intelectual que deixou aos seus descendentes.
Sim, é muita emoção poder abraçar uma nova Academia Literária e sei, que do céu, seus queridos pais, meus tios Abel Antunes Pereira e Áurea Pacheco Pereira, aplaudem mais esta bela vitória da filha caçula.
E mais feliz ainda estará nossa avó, vendo a sua dileta neta entrar pelos braços de um anjo - um trineto - o neto que você tanto ama - Renato José!
O nosso Ceará- Mirim e a sua ACLA estão de parabéns por essa nova e nobre conquista e por ter mais uma digna representante da família Antunes Pereira, entre os seus pares.
Transmita a todos e ao seu presidente Pedro Simões, a minha saudação e o meu abraço.

Denise Pereira Gaspar
(Sua Uruquinha)

**********************************************************************

Denise está de viagens aprazadas para consultas médicas no Rio de Janeiro, seguindo no próximo domingo, 07-08, para assistência do ortopedista que faz o tratamento do seu pé, num problema sério que já vai minimizando, aos poucos.
 Transcrito do Blog OUTRAS   e OUTRAS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário